segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Atividade3

CURSO: Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC
UNIDADE: IV
ATIVIDADE: 3
CURSISTA: José Rodrigues Costa
TUTORA: Madalena

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologia ao currículo.

Currículo é um conjunto de saberes que vêm associados às disciplinas e situações cotidianas, vindo ao encontro de interesses técnicos científicos, associando-se à construção de saberes diários indispensáveis à sobrevivência do cidadão na sociedade na qual está inserido.
O currículo não pode ser confundido com disciplina, pois este envolve uma esfera ampla em um sistema de ensino aprendizagem como se fosse a ideologia maior, onde as disciplinas com seus devidos conteúdos devem ser limitados por ele.
Para Almeida e Prado “adotar a concepção de design” educacional como base da prática pedagógica com o uso de tecnologias proporciona a integração de diferentes mídias ao currículo com foco na aprendizagem do aluno, em sua realidade de vida, interesses e preferências de aprendizagem.
Para a adaptação destes conteúdos no currículo escolar se faz necessário um aprofundamento tecnológico, possibilitando o entendimento das situações para que possam ser construídas pelo aluno com o auxílio de seu professor.
Quando se pensa em currículo, também como proposta de projeto de aprendizagem é necessário rever a organização, pois os alunos precisam ter interesses comuns para a escolha dos temas. Trabalhando então, a questão de grupo, de criatividade, de cidadania, da interdisciplinaridade do que o aluno já traz de conhecimento, apoiando a idéia de Piaget, onde a aprendizagem parte daquilo que o aluno já sabe, ou seja, das suas certezas provisórias em busca das respostas às suas dúvidas surgidas no dia a dia da sua aprendizagem.

http://lcaulasingles.blogspot.com/2009/08/conceito-de-curriculo-e-o-processo-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário