segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças

Quanto às interrogações feitas após a entrevista a Pedro Demo, fazemos nossas considerações acompanhando a sequência de “a” a “e”.

a) É evidente que o advento das tecnologias mudou a nossa postura pedagógica e não podemos ficar à margem, sob pena de nos tornarmos antiquados e não sermos coerentes com a realidade.

b) A nossa atuação como docente mudou radicalmente porque precisamos encarar os desafios da linguagem do século XXI e aproveitar os inúmeros benefícios oferecidos pelas novas tecnologias.

c) O grande beneficiado é o aluno o qual está diante de vários canais de informação, não apenas auditivo e gráfico, mas também visual e com animações diversificadas.

d) Precisamos estar atentos para não ajudarmos nossos alunos a se tornarem viciados a copiarem tudo e perderem a criatividade e ficarem dependentes da tecnologia.

e) Para evitar esses riscos, poderemos criar estratégias que potencializem melhor a aprendizagem de nossos alunos as quais possam servir cada vez mais de incentivos ao bom uso das tecnologias como ferramenta necessária à linguagem do século XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário